Como encarar a crise econômica sendo uma empresa!



Se você leitor é um empresário com certeza notou as consequências da crise econômica na sua empresa.

Esse fato nacional acaba afetando diretamente o poder de compra dos consumidores e rendimento dos funcionários. Ou seja, os dois pilares de um empreendimento.

Mas depois dessa experiência, você já preparou o seu planejamento para encarar a crise? Caso a resposta seja não, essa é a hora para fazer o seu planejamento para contornar esses momentos.

Dessa maneira sua empresa terá forças para se manter de pé em meio um mercado conturbado.


Crise econômica para as empresas

Em período de crise econômica apenas as empresas que possuem um plano bem fundamentado conseguem operar sem serem derrubadas.

Nesses tempos é necessário colocar toda experiência e intelecto em ação, fazer uso de todos os recursos que a empresa tem dentro da unidade a fim de conseguir bons resultados em meio o período.

Essa sim será a melhor estratégia empresarial para contornar a crise econômica sem sofrer o abalo das demais empresas.

Seguindo nessa linha de raciocínio, hoje em nosso conteúdo vamos tratar sobre encarar a crise econômica na empresa com controle de fluxo de caixa e motivação na equipe.

Tendo esses dois pilares fortalecidos a crise econômica não será vista como uma complexa fase, mas sim como uma oportunidade.

Continue e aprenda conosco em ação:

Benefícios de encarar a crise

Encarar a crise com um plano estratégico não é uma simples necessidade da sua empresa, esse ato irá trazer inúmeros benefícios positivos ao empreendimento.

Tanto no período de conturbação econômica como nos anos futuros para o seu negócio. Para sua melhor compreensão, veja abaixo alguns dos benefícios que lhes são oferecidos.

Ganhe enquanto os outros perdem :(

De fato é comum encontrar empresas afetadas pela crise econômica, e infelizmente em muitos casos isso gera o fim do empreendimento.

Encarando a crise da melhor maneira você terá lucros enquanto os outros estarão perdendo e quem sabe fechando.

Esse fato irá acabar com a grande concorrência do mercado e dará a você a chance de elevar seus números de lucro.

Seja a referência do mercado

Em uma situação ruim na economia as empresas perdem o foco dos consumidores, mas quem possui um plano B consegue se destacar em meio o mercado.

Esse destaque no momento conturbado pode elevar a empresa a se tornar a grande referência do segmento. Portanto uma empresa que lutava para ultrapassar os concorrentes será o grande destaque do mercado.

Isso ocorrerá porque na mentalidade do consumidor ela será a grande opção do momento para se aderir os produtos ou serviços.

Tenha saúde empresarial

Desde o início do seu empreendimento é necessário estar atualizado da saúde empresarial, especialmente em momentos de crise.

Portanto torne as reuniões mensais em reuniões semanais, para acompanhar como andam os dados econômicos da unidade.

Afinal em períodos como este é comum encontrar empresas sem saúde, ou seja, com lucros menores e funcionários desmotivados.

Executando um planejamento estratégico e sabendo se movimentar, a saúde da sua empresa não será abalada.

Honre as obrigações tributárias

Conseguir honrar as obrigações tributárias é um objetivo complexo para algumas empresas no período de crise. Porém não garantir foco nesse quesito pode ser um grande erro.

Portanto busque fazer o máximo para estar em dias com esse ponto.

Veja abaixo as nossas dicas relevantes para conquistar os benefícios empresariais.

Dica para encarar a crise econômica

As recomendações que separamos para você são:


Realize uma análise de orçamento

Você deve fazer uma análise de orçamento do seu empreendimento. Para de essa maneira identificar quais são os pontos que apresentam grandes gastos.

Busque reconhecer também o faturamento, assim você poderá saber se é compatível com os gastos necessários.

Lista de prioridades

Faça uma lista das prioridades da sua empresa, para saber quais pontos não podem ser cortados. As prioridades da lista devem ser pontos capazes de manter o faturamento e caixa para girar o negócio.

Na hora de cortar gastos essa lista será levada em consideração.

Corte as despesas adequadas

Cortar as despesas é altamente preciso para encarar a crise da melhor forma. Mas inegavelmente o gestor da empresa não pode cortar qualquer despesa, é preciso saber o que cortar.

Nessa hora leve em consideração a lista de prioridades feita acima. Dessa maneira a empresa poderá funcionar normalmente sentindo o menor impacto possível nesse cenário de conflito econômico.

Pense em inovação para a equipe

Para que a empresa possa encarar a crise é preciso que ela não chegue aos funcionários de maneira intolerável. Uma perfeita ideia para que isso não aconteça é ter diálogo com o time da empresa, busque mostrar o momento da empresa a eles com honestidade.

Mas, além disso, mostre para o seu time de funcionários que a empresa está trabalhando duro para que eles não sejam atingidos e que você necessita da colaboração e comprometimento de todos. É preciso mostrar ao seu corpo empresarial que vocês são um time trabalhando juntos pelo mesmo objetivo.

Devo ressaltar que elevando o foco e comprometimento do time empresarial, os variados setores como faturamento, entregas e relacionamentos (com clientes e colaboradores) serão atingidos em menor proporção.

Para que você possa compreender melhor essas exigências vamos passar uma dica perfeita para a sua empresa aderir.

Procure se adaptar

Inegavelmente a empresa deve se adaptar a essa nova forma de trabalhar. Busque reconhecer que as coisas serão um pouco diferentes, mas com o foco de manter a saúde da equipe e empresa.

Essas são as dicas para você colocar em atividade, conheça agora uma excelente modalidade para agir na sua equipe.

Como agir junto ao time?

Tanto em uma época normal da empresa como na época de crise é preciso ter uma equipe motivada e organizada.

Mas essas duas características serão de grande contribuição ainda mais na época de crise. Pois funcionários motivados, inspirados e organizados produzem mais. Esse é um fato que será de extrema importância para a sua empresa continuar lucrando na crise.

Dentre as variadas modalidades do mercado para motivar sua equipe de trabalho, aqui nós apresentamos á você o cartão presente, uma opção contemporânea e de baixo custo.

O que é cartão presente?

Cartão presente é uma grande modalidade de benefício para incentivar os funcionários. As empresas de grande sucesso usam esses cartões em programas internos de incentivo para crescer a produção, melhorar resultados e qualidade nos serviços e conquistar mais qualidade nos serviços entregue ao cliente.

Para implantar essa estratégia você poderá contar com uma empresa terceira que ofereça cartões presente B2B.

É comum que ao conhecer essa modalidade as pessoas pensem: mas eu vou gastar ao dar cartão presente? A resposta para essa pergunta é SIM e NÃO.

Sim porque você terá que adquirir o cartão para dar aos funcionários. E Não porque a produção e ganhos da empresa serão maiores, o que irá cobrir o valor dos cartões.

Devemos ressaltar que para o empresário, esse investimento não pode ser tratado como gasto, afinal o valor investido no cartão presente será coberto pela maior produção e entrega que o time garantirá.

Cartão presente na CLT

Desde já digo á você leitor que o cartão presente quando utilizado em programas de incentivo ou premiações da empresa não está ligado ao pagamento, férias, 13° salário ou outras tributações trabalhistas.

Portanto o fornecimento de cartão presente não pode ser levado em conta na hora de fazer o cálculo de encargos trabalhistas e previdenciários.

Ele se trata de uma estratégia da própria empresa, que deve ser executado com planejamento estratégico para se obter os resultados desejados.

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