Engajamento dos colaboradores: 4 estratégias práticas
Muito além de realizar boas vendas, existe outro fator importantíssimo para uma empresa alcançar sucesso: o engajamento dos colaboradores.
Afinal, essa variável permite que toda a organização conquiste uma performance superior, apresentando uma vantagem competitiva no mercado, já que os funcionários motivados costumam contar com um esforço adicional, aprendendo mais e contribuindo com criatividade. Entretanto, encontrar maneiras de garantir o engajamento dos colaboradores pode ser um grande desafio para os gestores no dia a dia de uma organização.
Você também está se encontrando nessa situação? Então, temos uma boa notícia. Neste post, vamos explorar o conceito, listar os fatores que influenciam e encontrar maneiras de como promover o engajamento na empresa. Para descobrir, continue acompanhando a leitura e anote as indicações!
O que é engajamento dos colaboradores e qual a sua importância?
Primeiramente, é preciso compreender, de fato, o que é engajamento dos colaboradores. De modo geral, podemos definir o termo como um nível de envolvimento profissional e emocional de um profissional em uma organização.
Vale ressaltar que o funcionário engajado é aquele que não somente cumpre os seus deveres corretamente, mas também demonstra total entusiasmo e comprometimento para alcançar as melhores metas. Ou seja, o seu grande objetivo é ajudar no crescimento contínuo da organização.
E não é só isso! Podemos dizer que os times com alto índice de engajamento também apresentam alguns diferenciais, sendo eles:
- mais produtividade;
- melhor qualidade nas entregas;
- baixo nível de rotatividade;
- mais criatividade nos projetos;
- maior capacidade de resiliência para enfrentar desafios.
Quais são os fatores que influenciam para o engajamento dos colaboradores?
Sem dúvida, existem inúmeros elementos responsáveis por impactar o engajamento de uma equipe, indo desde aspectos pessoais até fatores que englobam a cultura empresarial. Veja abaixo quais são eles!
Questões individuais
Inicialmente, é preciso considerar as características pessoais dos funcionários. São características que impactam diretamente no engajamento de um time, como acontece com a maneira de sentir, de pensar e, até mesmo, com os hábitos de cada indivíduo. Entre eles, estão:
- a energia emocional e física;
- a iniciativa;
- o controle emocional;
- o bem-estar;
- a noção de responsabilidade;
- a vida fora do ambiente de trabalho, etc.
Questões do clima organizacional
Ao contar com um ambiente de trabalho atrativo e positivo, pautado pela colaboração e pelo respeito, os funcionários, automaticamente, se sentem mais motivados a exercer as suas tarefas. Isso também inclui a presença de uma comunicação clara, com foco na transparência e com abertura para feedbacks construtivos.
Questões de liderança
O papel do líder também tem uma grande relevância no engajamento na empresa. Funcionários que têm contato com líderes inspiradores e motivadores conseguem vislumbrar, com mais facilidade, uma carreira sólida e promissora. Para isso, é preciso considerar a credibilidade dos líderes, o suporte oferecido ao time e a sua imparcialidade nas tomadas de decisões.
Outras questões
Fora os pontos que destacamos, existem mais alguns aspectos interessantes e que não podem ser ignorados quando falamos do engajamento dos funcionários, sendo eles:
- as oportunidades de desenvolvimento na organização;
- o reconhecimento e as recompensas recebidas pelos funcionários;
- os recursos de trabalho disponíveis;
- o alinhamento entre a vida profissional e pessoal de cada colaborador.
Como analisar o engajamento dos colaboradores?
Se a sua ideia é implementar práticas de melhorias na empresa, é preciso entender qual o índice atual de engajamento na empresa.
Para isso, será necessário realizar pesquisas de clima organizacional, compostas por questionários periódicos e capazes de analisar o que os profissionais pensam a respeito de sua atuação e do ambiente de trabalho.
Em paralelo, considere fazer uma análise de Key Performance Indicators (KPIs), excelentes para acompanhar as taxas de rotatividade, as faltas e a produtividade das equipes. Assim, será mais fácil encontrar problemas e repará-los com eficiência.
Quais são as 4 estratégias para aumentar o engajamento dos colaboradores?
Até aqui, já entendemos o conceito de engajamento dos colaboradores, bem como as práticas mais utilizadas para medir os seus níveis. Entretanto, o que fazer para aumentar a motivação dos funcionários e, com isso, aproveitar os benefícios desse cenário positivo? É o que mostramos nos tópicos a seguir.
1. Melhore a comunicação interna
Promover a transparência e a comunicação eficaz é um cuidado fundamental para manter os times informados e alinhados aos objetivos da organização. Nesse caso, considere criar canais acessíveis para feedback, realizar reuniões regulares para discussões de metas e, inclusive, usar plataformas online que ajudem a compartilhar as conquistas dos funcionários.
2. Implemente programas de reconhecimento
Um profissional feliz é aquele que se sente valorizado em uma empresa. Com isso em mente, comece a reconhecer o trabalho e os esforços de seus colaboradores, a fim de aumentar o engajamento de todo o time.
Quer um exemplo prático? É o uso dos práticos gifts cards como uma maneira de incentivo. Empresas como a Multi Mega Prêmios, por exemplo, disponibilizam soluções que podem ser personalizadas para atender às necessidades dos mais diversos times.
3. Estimule o crescimento profissional
Um profissional engajado é aquele que está em constante desenvolvimento e crescimento. E como isso pode ser feito? Simples: oferecendo aos colaboradores diversos tipos de capacitações. Esse é o caso de treinamentos e, em alguns casos, boas oportunidades na organização.
Assim, ofereça cursos, palestras e workshops. Você também pode ser o responsável pela criação de planos de carreira claros e sólidos, pautados por desafios que incitem novas habilidades.
4. Construa um ambiente de trabalho saudável
Garantir um bom clima organizacional é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Até porque, a atmosfera do ambiente interfere totalmente na produtividade, nas relações entre os times e, logo, no índice de satisfação dos profissionais — sem contar no bem-estar dos colaboradores. Sendo assim, considere:
- estimular a inclusão e a diversidade;
- adotar políticas de saúde mental;
- incentivar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos funcionários.
Como foi possível notar, apostar no engajamento dos colaboradores não é somente uma escolha estratégica, mas uma das principais necessidades para as organizações que desejam decolar e se destacar no mercado de um jeito sustentável.
Com essas medidas, ficará mais fácil entrar no caminho certo para garantir um ambiente corporativo produtivo, motivador e pronto para reter talentos.
E você, quer continuar acompanhando outros posts como este? Aproveite para ler o nosso post sobre os benefícios do gift card para os funcionários.